segunda-feira, março 26, 2007

300


Já vi... e é muito bom.
Bem também não é tão bom como esperava, pois tinha expectativas muito elevadas, mas espero voltar a vê lo no cinema.

Em termos históricos é bastante preciso, mas mesmo assim gostava de sublinhar alguns pontos:

Penso que a importância da batalha não é verdadeiramente demonstrada no filme, esta batalha é a mais importante para a chamada "civilização ocidental".
Segundo o filme é importante porque estão a defender as suas familias, as suas terras,etc.Na verdade estavam a defender muito mais do que isso.

Outro ponto tem a ver com os Espartanos. O termo técnico usado pelos historiadores para definir Esparta é que eles "eram bons para a porrada". Eram treinados desde de crianças para serem soldados, para serem "assassinos". São os maiores soldados de todos os tempos, mas isso também significa que não podiam ser propriamente "santinhos", podiam ser corajosos mas também eram monstros,ex caso 1 bebé não fosse "forte" e saudavel era imediatamente morto.
Enquanto os outros Estados da Grécia se desenvolvia a Filosofia, Matematica,etc, em Esparta desenvolvia se a guerra, portanto para que a civilização que conhecemos podesse sobreviver era necessário travar o avanço dos Persas, mas tambem foi fundamental que o Rei Leonidas e os seus 300 fossem aniquilados(no filme são herois). Caso contrario, como eram muito mais fortes, Esparta iria eventualmente dominar a Grecia.
No filme o rei de Esparta aparece em defesa da liberdade, mas na verdade tinham 1 regime de Monarquia militar e 37% da população era escrava.

Ponto seguinte: Sexualidade, não se pode dizer que os Espartanos fossem homosexuais tais como nos restantes Estados gregos, mas era normal antes de se casarem de terem relações com colegas/soldados para "fortalecer" o "companheirismo".

Ainda não percebi o que é o Rodrigo Santoro está a fazer no Lost, mas no 300 a personagem está boa.(nem percebi que era ele, só depois de ver o filme é que descobri).

sexta-feira, março 23, 2007

De volta de Roma

De volta de Roma e volta ao trabalho...
 

Free Blog Counter