terça-feira, abril 17, 2007

Cientistas alertam para efeitos de telemóveis sobre abelhas

A radiação provocada por telemóveis e outros dispositivos electrónicos pode ser a culpada de um fenómeno considerado dos mais misteriosos da natureza, o desaparecimento súbito de abelhas, diz o diário britânico "The Independent".

Isto pode ter implicações para as culturas que dependem da polinização feita pelas abelhas.

A teoria, que começa agora a ser apoiada por provas, adianta o jornal, é a de que as radiações interferem com o sistema de orientação das abelhas, que ficam incapazes de regressar às colmeias.

O fenómeno começou nos EUA e começa a verificar-se também na Europa, incluindo Portugal.

O problema é que as abelhas nunca são encontradas e talvez acabem por morrer. Quando isto acontece, a colónia fica reduzida à rainha, ovos e algumas abelhas pequenas, incapazes de fazer o trabalho das que desapareceram. Pior: a colmeia abandonada afasta todos os parasitas, outras abelhas e insectos que normalmente aproveitam o pólen e o mel que restam quando uma colónia morre.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é lamentavelmente continuamos a destruir o mundo com a ajuda das novas tecnologias e com esta insustentavel leveza de ser-mos consumistas!!e contra mim falo-
acho que somos todos responsáveis e devemos pois lembrarmo-nos que quando os ecossistemas estão seriamente afectados poderaõ surgir danos ireverssiveis como o desaparecimento de várias espécies do globo a aumentar drasticamente.
Acho que as tecnologias deveriam somente servir o bem da humanidade com todo o respeito pela natureza e o meio envolvente,se os telemoveis provocam danos acho que a aplicação dos gigantescos lucros deverá ser efectuada no sentido de estudar e desenvolver novas formas de comunicação ou um telemovel "verde", gastam se bilioes em publicidade ou no lançamento de novos produtos mas mas esquecem se q vivemos todos debaixo do mesmo tecto ....

Anónimo disse...

o texto acima foi redigido por Manuel Ribeiro
jmanuelribeiro@otmail.com

 

Free Blog Counter