sexta-feira, fevereiro 16, 2007

"Toca" a fazer o IRS

Conselhos para fazer o IRS do INFOBOLSA:

Já está a decorrer a entrega das declarações de IRS relativas à 1ª fase (para trabalhadores dependentes e pensionistas), em papel.

Para o ajudar a não deixar tudo para a última hora, lembramos-lhe as dicas para conseguir o maior reembolso possível.

É que, quanto melhor planear a sua declaração, mais pode ganhar na altura de receber o reembolso, lá para Junho.

Lembre-se de tudo o que pode deduzir e poupe centenas de euros.
Já agora, antecipe a declaração, para evitar longas filas de espera.
É que o tempo também é dinheiro.

Os portugueses podem deduzir despesas em áreas tão variadas como educação, seguros, habitação, empréstimos, e muitos outros.

Educação: inclua tudo, de transportes e refeições à renda do quarto No caso da Educação, nem todas as despesas que pode deduzir são tão óbvias como as que faz com materiais e equipamentos escolares (livros, cadernos, canetas, etc.).

Entre as deduções aceites pelo Fisco estão, por exemplo, as taxas de inscrição, as propinas, no caso dos universitários, e as mensalidades.

Também as despesas com transportes (Metro, comboio, autocarro, barco, etc.) podem ser deduzidas, assim como os gastos dos estudantes com alimentação, por exemplo, nas cantinas das escolas.
Se tem filhos a estudar longe de casa, por exemplo, numa universidade de outra cidade, as despesas deles com habitação fora da área residencial, podem der deduzidas.
Isto inclui arrendamento de casas ou simples quartos.
Está na altura de aproveitar a subida das taxas de juro Se é dos portugueses que passam a vida a queixar-se que o aumento das taxas de juro lhe está a retirar a margem financeira no seu orçamento familiar, respire agora um pouco de alívio.
Vai poder deduzir no IRS parte das prestações do seu crédito à habitação.
A lei permite deduzir à colecta 30% dos juros e amortizações dos empréstimos contraídos para compra de casa.
Esta possibilidade só está vetada para quem utilizou depósitos de contas poupança-habitação para amortizar os empréstimos.
Seguro automóvel também pode ajudá-lo a poupar E já agora, sabia que até o seu seguro automóvel pode ajudá-lo a poupar? É verdade que o seguro do carro não é dedutível no IRS, mas algumas das suas componentes sim.
Por exemplo, a parte que diz respeito ao seguro de Vida.
As seguradoras costumam enviar aos segurados uma declaração com o montante relativo ao seguro de Vida para efeitos de IRS, mas existem outras parcelas que pode deduzir.
Peça à sua seguradora o comprovativo de pagamento que diz respeito à parcela do prémio relativo aos ocupantes da viatura ou pessoas transportadas.

3 comentários:

ar disse...

obrigada pela dica. ;)

CNN disse...

ok

Anónimo disse...

Genial brief and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

 

Free Blog Counter